sexta-feira, 3 de abril de 2020

AULA DE HISTÓRIA: 8º A/B


AULA DE HISTÓRIA: 8º A/B
Competências e Habilidades: CEH1; CEH2   e   (EF08HI04); (EF08HI10); (EF08HI27).

AULA 01: MANHÃ / TARDE
  • Leitura do livro didático pág. 50 a 57.
  • Responda a questão no blog.

AULA 02: MANHÃ / TARDE
  • Leitura do Quadrinho – disponível via Aplicativo de mensagen aos pais.
  • Produção textual – Fazer texto narrando o quadrinho.

  • Atividade para próxima aula: exercício do livro didático pág. 63, questão 01.

13 comentários:

  1. Onde, quando e por que ocorrem: a guerra dos Emboabas e a Guerra dos Mascates?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emboabas:Ocorreu em Minas Gerais,em 1707-1709,pois os paulistas e os emboabas estavam disputando nao so o ouro que existia nas jazidas de Minas Gerais,mas as terras,a criação de gado,e a administração das vilas.

      Mascates:Ocorreu em Pernambuco,em 1710-1711,pois quando Recife se separou de Olinda,já no ano seguinte os olindenses se sentiram ameaçados.Então eles invadiram Recife e derrubaram o pelourinho.

      Excluir
    2. ☝️Paulo Henrique 8 ano A

      Excluir
    3. A guerra dos emboabas ocorre na região das minas gerais entre os anos de 1707 e 1709 envolvente os banderantes paulistas e os emboabas portugueses e imigrantes de outros regiães do brasil. O confronto tinha como causa principal a disputa pela exploração das minas de ouro recém descobertas na região.
      A guerra dos mascastes ocorreu no ano de 1710 em pernambuco e aparentemente foi um conflito entre senhores de engenhero de olinda e comerciantes do recife o principal núcleo urbano era olinda ao qual recife encontrava-se subordinado.

      GBRIEL HENRIQUE 8 ANO "B"

      Excluir
    4. A Guerra dos Emboabas foi um confronto travado de 1707 a 1709 pelo direito de exploração das recém-descobertas jazidas de ouro na região do atual estado de Minas Gerais, no Brasil. O conflito contrapôs os desbravadores vicentinos e os forasteiros que vieram depois da descoberta das minas. O primeiro grupo, formado pelos bandeirantes paulistas, havia descoberto a região das minas e, por esta razão, reclamava a exclusividade de explorá-las. Já o grupo heterogêneo composto de portugueses provenientes da Europa e migrantes das demais partes do Brasil, sobretudo da costa leste nordestina, liderado por Manuel Nunes Viana, era pejorativamente apelidado de "emboabas" pelos paulistas.

      Em novembro de 1708, Cachoeira do Campo, hoje distrito de Ouro Preto, foi um dos palcos do sangrento conflito envolvendo os direitos de exploração de ouro na futura Capitania de Minas Gerais. Este episódio não foi todo esclarecido ainda, sendo que, nele, várias passagens permanecem obscuras. Uma das teses levantadas é a que diz que tudo começa quando a frente luso-nordestina se choca com os paulistas subindo o rio São Francisco com seu gado.

      Excluir
    5. A Guerra dos Mascates ocorreu no ano de 1710 em Pernambuco e, aparentemente, foi um conflito entre senhores de engenho de Olinda e comerciantes do Recife. Estes

      a guerra dos emboabas foi um confronto travado de 1707 a 1709 pelo direito de exploração das parceiras cobertas jazidas de ouro na região do atual estado de Minas gerais no Brasil


      Aluna:Rayla Lorrane Silva Martins 8°A

      Excluir
  2. A Guerra dos Mascates ocorreu no ano de 1710 em Pernambuco e, aparentemente, foi um conflito entre senhores de engenho de Olinda e comerciantes do Recife. aluna Emilly Renata 8 ano A

    ResponderExcluir
  3. *Guerra do Emboabas*

    A Guerra dos Emboabas foi um conflito armado que ocorreu na região das Minas Gerais entre os anos de 1707 e 1709, e envolveu os bandeirantes paulistas e os emboabas (portugueses e imigrantes de outras regiões do Brasil). O confronto teve como causa principal a disputa pela exploração das minas de ouro recém-descobertas na região das Minas Gerais. Os paulistas queriam exclusividade na exploração da região, pois afirmavam que tinham descoberto as minas.

    *Guerra dos Mascates*

    A “Guerra dos Mascates” foi um confronto armado ocorrido na Capitania de Pernambuco, entre os anos de 1709 e 1714, envolvendo os grandes senhores de engenho de Olinda e os comerciantes portugueses do Recife, pejorativamente denominados como “mascates”, devido sua profissão. A Guerra dos Mascates foi um conflito pelo poder político local, sem qualquer reivindicação social. Na realidade, foi uma disputa entre Olinda, que detinha o poder político, e Recife, detentora do poder econômico, pela supremacia na Capitania de Pernambuco.


    Gabriel Carlos
    8°ano A

    ResponderExcluir
  4. A “Guerra dos Mascates” foi um confronto armado ocorrido na Capitania de Pernambuco, entre os anos de 1709 e 1714, envolvendo os grandes senhores de engenho de Olinda e os comerciantes portugueses do Recife, pejorativamente denominados como “mascates”, devido sua profissão.
    A Guerra dos Emboabas foi um conflito armado que ocorreu na região das Minas Gerais entre os anos de 1707 e 1709, e envolveu os bandeirantes paulistas e os emboabas (portugueses e imigrantes de outras regiões do Brasil)

    ALUNO : ANTÔNIO PAULO DO 8 ANO A

    ResponderExcluir
  5. - A guerra de emboados ocorreu entre os anos de 1707 e 1709, em Minas Gerai. com o principal causa, o direito da exploração das minas de ouro descobertas em Minas Gerais.

    - A guerra dos mascates ocorreu do ano de 1709 a 1711, na capital de Pernambuco(vila de olinda,na época). Entre os portugueses de Recife e os senhores de engenho de olinda, pelo poder local.

    Aluna: Laís bruno 8° ano A

    ResponderExcluir
  6. A guerra dos Emboabas foi um confronto travado de 1707 a 1709 pelo direito de exploração das recém-descobertas de ouro na região.O conflito contrapôs os desbravadores e os forasteiros que viveram depois da descoberta das minas.A guerra dos Mascates se registrou de 1710 a 1711 na Capitania de Pernambuco é considerada um movimento nativista, confrontaram-se os senhores de terras e de engenhos pernambucanos

    ResponderExcluir
  7. Emboabas:Ocorreu em Minas Gerais,em 1707-1709,pois os paulistas e os emboabas estavam disputando nao so o ouro que existia nas jazidas de Minas Gerais,mas as terras,a criação de gado,e a administração das vilas.

    Mascates:Ocorreu em Pernambuco,em 1710-1711,pois quando Recife se separou de Olinda,já no ano seguinte os olindenses se sentiram ameaçados.Então eles invadiram Recife e derrubaram o pelourinho.




    Maria Fernanda 8ano A ♥️✌

    ResponderExcluir